segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto Disciplina. Tema: Valores


Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Tatiana Kotovicz Vier
  • Atividade desenvolvida para o projeto disciplina
  • Tema: Valores
  • Produção de texto dissertativo
Aluna: Mayara Laís de Góes – 9º ano 02

Que falta de educação!!!

          Atualmente no Brasil, podemos perceber que a falta de educação está demais.
          Mas afinal o que é falta de educação?
          Não precisamos pensar muito para responder a essa pergunta, a maioria das pessoas ou praticamente todas, já foram vítimas de falta de educação, no entanto, o que podemos fazer para termos uma sociedade mais educada?
         Ao andar pelas ruas de nossa cidade, observamos que os brasileiros são muito mal-educados.
         Muito lixo jogado nas ruas, é uma verdadeira falta de educação. As pessoas não estão preocupadas, nem com o ambiente onde vivem. É por isso que quando chove o lixo acumulado nas ruas, vai para o rio entope bueiros e causa enchentes. As pessoas ainda dizem que a culpa é do governo que não investe em melhorias na cidade.
        No trânsito não é diferente, tanto os motoristas como os pedestres se comportam de forma mal-educada.
       Atender o celular enquanto está dirigindo; dirigir embriagado; fazer ultrapassagens perigosas; abusar do excesso de velocidade; estacionar em lugar proibido, como por exemplo em vagas para deficientes ou até mesmo na frente de um portão de uma casa; não respeitar os sinais de trânsito entre outras atitudes mal-educadas que os motoristas fazem, levam multas e perdem pontos na carteira.
        Porém, os pedestres, também se sentem donos da rua, atravessam sem olhar para os lados, fora da faixa que é exclusiva para eles, ou andam no meio dos carros, sem ter nem um pouco de atenção.
         O pior de tudo são as mortes causadas por falta de educação dos pedestres e motoristas.
        Às vezes pessoas inocentes acabam perdendo a vida, devido a falta de educação dos motoristas de trânsito.
        As pessoas agem de forma mal-educada, porque não tem consciência de suas atitudes e não respeitam a sociedade.
      Na escola, também há falta de educação. Alguns alunos tratam com desrespeito seus colegas, ou até mesmo os funcionários da escola.
       Agredir verbalmente e fisicamente os outros, acontece muitas vezes na escola, isso é bullying, colocar apelidos maldosos e fazer brincadeiras de mal gosto, também são exemplos da falta de educação.
      Outra coisa que também é um desrespeito aos outros é destruir lugares públicos, as escolas, ruas e praças. As pessoas simplesmente pensam que o que é público é do governo, e por isso destroem, sem ter consciência da importância e a utilidade dos materiais destruídos. O que é público, significa que é de toda a sociedade e é dever de cada cidadão zelar para que estejam em bom estado para serem utilizados.
      O brasileiro é mal-educado? Foi a pesquisa feita pela revista Isto É em pesquisa on line, boa parte dos entrevistados responderam que sim, isso significa que o brasileiro realmente é mal-educado e não é nenhuma novidade, pois sabemos que as pessoas se comportam de forma inadequada, tendo péssimas atitudes.
       O importante também é sabermos que não existe relação entre falta de cidadania, cultura e pobreza.
       Lembre que uma pessoa mal-educada, não é “esperta” pelo que faz, e sim uma pessoa que não tem respeito e não sabe conviver com a sociedade.
        Portanto, a educação vem da conscientização de cada um.

Dia de formação, integração e diversão!


Dia de formação, integração e diversão!

No dia 03 de fevereiro de 2012, os professores da EBM Dalmir Pedro Cubas, receberam formação para a utilização dos jogos didáticos recebidos como prêmio pelo projeto “Márcia Mortari – Escola Agroecológica” em 06 de dezembro de 2011 na cidade de Florianópolis.
O projeto foi desenvolvido com alunos, professores e funcionários, de forma interdisciplinar, envolvendo todas as séries do Ensino Fundamental, com o propósito de incentivar ações que visem à conservação e manutenção do meio ambiente, proporcionando um mundo melhor para nós e nossas futuras gerações.
Trabalho em equipe é assim, os frutos são colhidos e saboreados por todos.